Minha experiência no curso Product Manager da Product Arena

No último final de semana (1 e 2/9) participei do 14º Product Manager da Product Arena com Horácio Soares e Arthur Castro.

No curso você tem um overview sobre as responsabilidades de um PM, além de ser apresentado à metodologia Design Sprint e assuntos como Métricas, User Research \o/ e Liderança de Produto, tudo em um misto de teoria com mão na massa.

Aplicamos cada assunto no problema que o time escolheu para solucionar. No caso escolhemos a dor de um dos integrantes, que era a possibilidade de escolher uma viagem apenas passando a quantidade de milhas, origem e quantidade de dias, o que é bem diferente das formas como se busca viagem atualmente.

Algumas etapas do processo:

Pessoa com tatuagens desenhando wireframes de dispositivos móveis em papel durante workshop colaborativo, com materiais de design espalhados na mesa incluindo marcadores, post-its e protótipos
Pessoa com tatuagens desenhando wireframes de dispositivos móveis em papel durante workshop colaborativo, com materiais de design espalhados na mesa incluindo marcadores, post-its e protótipos
Pessoa organizando post-its amarelos e azuis em grupos sobre mesa branca durante sessão de brainstorming, com materiais de workshop.
Pessoa organizando post-its amarelos e azuis em grupos sobre mesa branca durante sessão de brainstorming, com materiais de workshop.
Wireframes de aplicativo móvel desenhados em papel mostrando telas de Criando Alerta e Suas Viagens, com formulários e elementos de interface detalhados.
Wireframes de aplicativo móvel desenhados em papel mostrando telas de Criando Alerta e Suas Viagens, com formulários e elementos de interface detalhados.
Parede de vidro com post-its amarelos e azuis organizados em colunas durante sessão de design thinking ou workshop colaborativo em escritório.
Parede de vidro com post-its amarelos e azuis organizados em colunas durante sessão de design thinking ou workshop colaborativo em escritório.

Protótipos da solução encontrada.

PM fica na intersecção entre UX e Business, onde tem que se manter o equilíbrio, nenhum dos lados pode pender demais, senão o produto pode quebrar. A palavra achismo não existe, tudo deve ser orientado a teste, validações e métricas daquilo que é importante para o produto. Além dos números, testes, métricas, PM também tem que liderar pessoas e passar a visão do produto a elas.

Além do conteúdo do curso, que é ótimo, as experiências de acertos e erros do Arthur e do Horácio ajudam a entender que nada é bala de prata, que tudo pode/deve ser adaptado dependendo do contexto do seu produto.

Galera reunida para a foto.

Horácio Soares apresentando para grupo em sala de treinamento, com whiteboard e tela projetando interface de aplicativo, participantes sentados em cadeiras amarelas.
Horácio Soares apresentando para grupo em sala de treinamento, com whiteboard e tela projetando interface de aplicativo, participantes sentados em cadeiras amarelas.
Horácio Soares apresentando para grupo em sala de treinamento, com whiteboard e tela projetando interface de aplicativo, participantes sentados em cadeiras amarelas.
Horácio Soares apresentando para grupo em sala de treinamento, com whiteboard e tela projetando interface de aplicativo, participantes sentados em cadeiras amarelas.

À esquerda Horácio falando sobre sua trajetória profissional e na direita meu grupo apresentando a solução para o problema.

Recomendo muito para quem quer entrar no mundo de produto fazer o curso, valeu cada minuto.