Front In Sampa 2017 e Code In The Dark

Front-End Week 2017 fechada com chave de ouro com muita informação e diversão.
Front In Sampa
Esse foi o primeiro evento que compareci que fosse específico em Front-End. Tinha muitaaaa gente, chegou a momentos que ficava difícil andar sem acabar esbarrando em alguém.
Segui o conselho do cara do workflow de interagir com o pessoal para trocar experiência.
Amanhã estarei no @frontinsp e em seguida no @CodeintheDarkBR e repito:
— felipe.tsx ⚡ (@felipefialho_) June 30, 2017
PERCA A TIMIDEZ E INTERAJA, isso pode mudar sua carreira 👊
Deu para conhecer o Afonso Pacifer, o cara Love ❤ CSS. O Happiness Engineer Guga Alves, graças ao WordPress hoje eu trabalho com Web, WordPress = ❤. O cara do React e do Zimp, Fernando Daciuk. E conhecer uma galera nova, dentre eles o FAMOSÃO Vinícius Rossi, cara muito gente boa, que está migrando agora para o desenvolvimento web. O cara é igual ao Julis, se tem uma live ou evento de web ele vai estar lá.
As palestras foram demais, para começar com o pé direito, tivemos a palestra de CSS Tips, apresentada pelo Raphael Fabeni, onde foram mostradas algumas dicas de CSS. A dica da tabela responsiva juro que nunca teria pensado nela ou até mesmo fazer o logo do evento em CSS. Segue abaixo o link da palestra.
CSS Tips — Raphael Fabeni
A palestra a seguir foi da Bianca Brancaleone, sobre UX: quem são, o que fazem, onde vivem?. Gostei bastante da palestra pois mostrou um panorama da área de UX e de que todos no projeto fazem parte de uma boa experiência do usuário.
A próxima palestra foi do Hugo Bessa apresentando Elm no desenvolvimento de WebApps confiáveis.
A próxima palestra foi sobre a atualização do WCAG (As Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web). As implementações que permitem que as pessoas com algum tipo de limitação física ou cognitiva são de fácil execução, mas por muitas vezes deixamos isso de lado. Temos de lembrar que daqui a alguns anos, podem ser nós mesmos que precisaremos dessas implementações.
Reinaldo Ferraz — WCAG 2.1
A palestra seguinte foi muito legal, pois quem nunca se sentiu menos capaz, que achou que está na empresa X por sorte e não por mérito. Isso se chama Síndrome do Impostor, e foi sobre isso que a Patricia Silva falou em sua palestra, onde ela conta como foi passar e como contorná-la.
A palestra Renderizando componentes React no servidor, do Bruno Genaro, onde mostrou quais são os benefícios e quando usar ou não.
Built for destruction: Preparando sua arquitetura de componentes para o refactor foi a próxima palestra do Zéh Fernandes, onde ele mostrou como foi o processo de refatoração da nova interface da vtex, onde a primeira linha de código foi escrita há mais de 10 anos.
A próxima palestra foi do Jean Carlo Emer, What I learned interviewing for Front-end Developer roles, onde ele conta suas experiências nas entrevistas que já participou, mostrando o que você deve saber, como se portar em uma entrevista de emprego. Foi uma palestra muito legal que com certeza traz insights valiosos.
Slides da palestra
Vue.js, Vuex, Single Source of Truth e aplicações reais, do Fábio Vedoveli, onde foi mostrado como ter o controle das informações carregadas em memória.
A última palestra da noite foi a do Zeno Rocha, onde ele falou sobre projetos open source. Gostei bastante pois trouxe uma visão de criar um projeto que faça diferença para quem usa, o motivo de você tê-lo criado. Pensando desde o nome até depois que ele toma uma proporção grande, saber organizar e não abandonar o projeto.
Code In The Dark
Foi o segundo que pude comparecer, e posso afirmar: FOI O MELHOR CODE DA MINHA VIDA!!!. Só tinha pessoal fera competindo, muita comida, cerveja e o mais importante, o pessoal se divertindo, um ambiente muito confortável.
Teve até o maior confronto mundial de pedra, papel e tesoura. xD
Cada rodada era uma esperança para participar, mas não foi dessa vez que eu codei :´(. Mas torcer foi demais, deve ser muito difícil codar sem poder saber o que está acontecendo. Cada nova rodada um desafio diferente.
Tivemos uma rodada especial, onde os participantes foram escolhidos pelo Twitter.
Realmente foi um baita evento. Quero agradecer à curadoria do evento: Elvis, Deivid, Keit e Marco, pelo ótimo trabalho. Tudo muito bem organizado e feito para a comunidade.
Esses eventos são muito importantes para a troca de conhecimento, muitos que estiveram lá vieram de outros estados.
Bom, caso você tenha gostado, deixa o seu joinha xD, compartilha. Se não curtiu, manda uma mensagem no que eu posso melhorar xD. Críticas construtivas são sempre muito bem-vindas.