TDC 2018 — Trilha de Acessibilidade

Ae Galera, beleza? No último sábado(21), aconteceu a Trilha de Acessibilidade, seu segundo ano \o/. As palestras foram ótimas, algumas delas me chamaram a atenção.

A palestra do Marcelo Sales idealizador do Acessbilida.de, foi sobre o seu Acessbilidade Toolkit, eu já havia lido sobre o como foi o processo de criação, mais puder saber mais detalhes na palesta.

O fantástico mundo da descrição de imagens, foi o assunto abordado pela Juliana Fernandes do Acessibilito, onde mostrou a importância e dicas para uma boa descrição de imagem. Slides

A dupla, Izabela de Fátima e Juliana Salgado, falaram sobre o processo de implementação da acessibilidade no aplicado do iFood, dando dicas de como planejar um teste de acessibilidade com deficientes visuais e como estamos nos afastando do mundo real, testando nossas aplicações por software ao invés de testar com pessoas. Dá uma conferida aqui Trilha Stadium.

Tiveram duas palestas sobre projetos, cujo objetivo é melhorar a vida de pessoas com deficiência, o primeiro deles foi apresentado pelo Leonardo Mariano Gomes, o Neurodildo, um vibrador que usa ondas cerebrais para que uma pessoa com deficiência motora possa ter relações sexuais.

O outro projeto, foi o BengalaIoT, apresentado pelo Rodrigo Ferraz Azevedo, cujo objetivo é melhorar a bengala tradicional, adicionando características como sensores indicando a distância de um objeto e um botão de panico.

A ultima palestra Sou deficiente auditiva, e dai?, foi a mais emocionando foi a da Natália Raythz, a Guria de Programa, onde ela falou as barreiras para se tornar desenvolvedora por conta do preconceito da sua deficiência.

Quero agradecer aos coordenadores, Talita Pagani, Leonardo Gleison e Marlon Brandão de Sousa, por mais um ano da trilha, esperando ansioso pelo próximo.

Agradeço também os palestrantes, Marcelo Sales, Lucas Silva, Michelle Frasson, Juliana Fernandes, Izabela de Fátima,Juliana Salgado, Tatiane Levrero, Sérgio Ramos de Faria, Leonardo Mariano Gomes, Rodrigo Ferraz Azevedo e Natália Raythz por estarem falando de um assunto tão importante.

Por fim, mais não menos importante, agradeço a organização do TDC e a Yara Senger por promover um evento tão legal.

Ano que vem tem mais e com certeza estarei lá. Para ver os slides das palestras, segue a página da trilha.